©
“ASSOCIAÇÃO  VOZ MINIS D’JARMAI” VILA DO MAIO - MAIO
ASSOCIAÇÃO  VOZ  MINIS  D’JARMAI  - NIF.  561840504  - B.O.   N. 27 - 430 III SÉRIE 9 DE JULHO 2010     MATRICULA Nº 3080/2010/04/14 CONTACTO:  TEL. 00238 2551414  MOVEL 00238 9991414 – 9937022 Email: vozminisdjarmai@gmail.com
Le foto
A ilha do Maio
Informações gerais sobre a ilha do Maio  Área: 269 km²  População: 6.742 habitantes  O principal centro: Cidade de Porto Ingles (Vila do Maio )  Comprimento Max: 24 km  Largura Max: 16 km Idioma: Português ( língua oficial ) e Crioulo Moeda: Escudo cabo-verdiano (dólares e euros de boas-vindas) Fuso horário: o arquipélago de Cabo Verde é uma 1h de GMT Religião: culto católico é prevalente Documentos: Para a entrada nas ilhas do arquipélago de Cabo Verde, precisa de um passaporte válido e um visto de turista, emitido pelas embaixadas e consulados cabo-verdiano
So' na epoca seguinte  havia o desenvolvimento real da ilha , com a exploração intensiva das salinas nas mãos de empresários britânicos e exportação de sal no Brasil, com isso  aumentou fortemente a economia no século XIX.  Quando a vida se tornou difícil em Cabo Verde, por causa da seca freqüente e terrível, também Maio sofrem  a decadência e uma emigração em massa de seus habitantes. Os projetos atuais de melhoria em curso tem como  objectivo à reflorestação duma parte da ilha (que alimentam a possibilidade de produção de carvão), a agricultura, a produção de sal e o turismo, embora actualmente o número de turistas è muito pequeno.
Um pouco de informação turística A ilha do Maio está longe do turismo de massa e a capital " Vila do Maio” e' um espetáculo da natureza: praias douradas, o mar azul com peixes visível a poucos metros de profundidade, os pescadores todas as manhãs descargam o " pescado" na praia e as pessoas extremamente amigável e gentil....um lugar onde não há tempo, fora das esquemas, um paraíso para viver para sempre (na foto). Precisa visitar MORRO  com uma praia de 6 km completamente deserta, CALHETA, fascinante  porto de pesca de lagostas, Morrinho, com dunas de 20 metros de altura que parece ser no deserto e Barreiro que e' espetacular:   o sulco deixado da ribeira  cai diretamente na areia e contém um paraíso de palmeiras africanas e a vegetação natural torna este lugar um verdadeiro jardim que leva  para o mar habitado por tartarugas que durante o ano  vão a pôr os ovos nas praia.
Como chegar no Maio A companhia aérea nacional e' a  TACV  que  faz ligações com países estrangeiros e  entre as ilhas do arquipelgo de Cabo Verde  A transportadora nacional  e'  suportada  pelo charter e voos para algumas companhias  europeias. O maior número de voos regulares são operados pela companhia aérea internacional TAP Portugal, com ligações diárias para a Europa via Lisboa. Os aeroportos internacionais do arquipélago são o aeroporto que está localizado na ilha do Sal, na ilha de Boavista e Santiago. Os vôos domésticos para o arquipélago tem tempo de viagem que não excedam uma hora e Maio também tem seu aeroporto. Outro meio de transporte através do arquipélago é o fast ferry, mais barato, mas menos confortável do que o avião, cujas rotas são gerido pela Companhia Nacional de navegação. E' justo dizer, que não viaja em caso de mau tempo e que as águas do mar não são particularmente plana.
A ilha do Maio faz parte do arquipélago de Cabo Verde e ' uma das ilhas de sotavento juntos com Santiago, Fogo e Brava. De origem vulcânica, è localizada a 450 km da costa do Senegal. A ilha foi avistada em 1456 e descoberta o dia 03 de maio de 1460 por Antonio da Noli e Diogo Gomes . A colonização começou muito lentamente, tanto que em 1718 Maio tinha apenas cerca de sessenta habitantes. As cabras trazidas pelos colonizadores eram em liberdade e rasparam  a pouca vegetação que existia e isso levou ao empobrecimento total do solo.
in >> italiano